quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Algas serão o biocombustível do futuro?

No ano passado li duas matérias [sciencedaily] sobre a produção de biocombustíveis a partir de fontes alternativas à cana de açúcar e à sementes oleaginosas, e a que mais me chamou a atenção foi a produção de óleo orgânico com base na produção biológica de microalgas marinhas, na época uma empresa de geração de energia elétrica com uso de carvão mineral drenava calor e CO2 para bolsas de plástico com cultura de algas para incrementar a sua produção. Na semana passada recebi uma sugestão de um aluno da Gestão Ambiental, para que publicasse uma matéria no blog com este tema, pois bem, resolvi dar uma renovada nas informações e relacionei, além da matéria de sugestão proposta pelo aluno, outros sites com mais informações sobre a produção de biomassa para a geração de biocombustível. Mesmo tendo várias técnicas, metodologias e espécies de algas envolvidas a forma de obtenção é sempre a mesma [How Stuff Works], o material biológico deve ser desidratado e o óleo extraído, a diferença entre as metodologias gera avanços distintos nas técnicas, mas o resultado final é sempre muito similar. Muitas universidades (1, 2, 3) têm direcionado suas pesquisas com biomassa de algas para a produção de biocombustíveis, o que acertadamente levará a um conhecimento mais aprofundado e à geração de tecnologias inovadoras, e quem sabe até mesmo poderemos ter uma alternativa mais viável economicamente e também mais ecologicamente correta, uma vez que a produção deste tipo de biomassa não torna necessário o desmatamento, o uso de defensivos agrícolas, não é necessária a adição de quantidades gigantescas de fertilizantes e não leva à degradação e assoreamento dos recursos hídricos, como ocorre com a cultura da cana de açúcar, do milho, etc. 
Processo de produção de biomassa em escala industrial. [Fonte: http://static.howstuffworks.com/gif/algae-biodiesel-5.jpg]

Agradeço ao Andrio Souza, pela proposição do tema.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Atividade Integrada de Campo dos Cursos de Ciências Biológicas e de Tecnologia em Gestão Ambiental

Entre 21 e 23 de outubro de 2010, acadêmicos dos Cursos de Ciências Biológicas e Tecnólogo em Gestão Ambiental, da ULBRA, campus São Jerônimo, acompanhados dos professores Vitor Acunha, Roséli Nascimento, Paulo Henrique Machado e Diego Jung, realizaram uma saída de campo ao Litoral Sul do Rio Grande do Sul.
Foram visitados a Estação Ecológica do Taim; o Museu de Paleontologia e Arqueologia Coronel Tancredo Fernandes de Mello em Santa Vitória do Palmar;  o Museu Gigantes do passado na Praia do Hermenegildo;  Parque e Fortaleza de Santa Tereza além do Balneário de Punta del Diablo, ambos no Uruguai . O objetivo desta atividade foi de proporcionar aos acadêmicos a vivência de situações práticas, fortalecendo o de aprendizado teórico obtido em sala de aula. Após cada visita técnica, grupos  de alunos ficaram responsáveis por elaborar relatórios. Estes serão apresentados em um evento da Universidade para que todos os demais acadêmicos, possam aprender a partir destas experiências. Mais informações sobre a visita e fotos das atividades realizadas nos locais durante as atividades de campo podem ser obtidas no blog dos cursos.
Assim são os cursos de Biologia e Gestão Ambiental desta Universidade, sempre vinculando teoria e prática para proporcionar à Região Carbopetroquímica profissionais preparados para o atual mercado de trabalho.
Aproveite você também e venha para nosso próximo vestibular – dia 27 de novembro de 2010, faça a sua opção por Ciências Biológicas ou por Tecnólogo em Gestão Ambiental.
Colegiado dos Cursos de Tecnólogo em Sistemas de Gestão ambiental e Ciências Biológicas, ULBRA São Jerônimo.

sábado, 23 de outubro de 2010

Visita técnica ao "Rádio Farol da Barra do Chuí"



No final da tarde do dia 21/10 (quinta-feira) foi realizada uma visita ao Rádio Farol da Barra do Chuí, onde foram prestadas informações históricas e de funcionamento do sistema de alerta e orientações de navegação aos navegadores que transitam pela costa sul do Brasil.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Visita à "Trilha das Figueiras"

Após a visitação e palestra no centro de visitação do Taim os alunos e professores participaram de uma caminhada pela "Trilha das Figueiras" onde foi possível observar inúmeras espécies de aves, plantas, mamíferos e répteis associados a esta formação ecológica.
Durante a caminhada na trilha encontramos uma espécie de serpente comum às regiões de campo, conhecida popularmente por "cobra-corredeira" ou "boipeva" (Waglerophis merremii). 


Além da serpente acima, foram observadas diversas espécies de orquídeas (como na foto abaixo) e bromélias.


Como a visitação foi diretamente à área do banhado foi necessário que atravessássemos o banhado para chegar à estrada do outro lado.







Visita e palestra no Museu Paleontológico de Santa Vitória do Palmar




Durante a visita ao Museu Coronel Tancredo Fernandes de Mello, especializado em fósseis regionais, em especial de mamíferos, os alunos puderem evidenciar a diversidade biológica passada, demonstrada pela variedade de fósseis de animais que podem ser encontrados na região, tornando este local um ambiente de extrema importância de estudo, como pode ser observado pela fotos abaixo.

Visita à Sede Administrativa da Estação Ecológica do Taim



Chegada à Estação Ecológica do Taim, por volta das 8h e 30min, e visitação ao Museu do Taim. Após a visitação ao museu os alunos assistiram a uma palestra da Biól. Msc. Ana Carolina Carmony sobre as atividades executadas na Est. Ec. do Taim.

Café da manhã



Alunos durante o café da manhã na "Lancheria Mirim", na "Vila do Taim", município de Rio Grande por volta das 8h, onde também foi realizado o almoço.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Saída para o Taim

Por volta de 2h e 30min alguns alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas e Tecnólogo em Gestão Ambiental saem de São Jerônimo para a saída de campo ao Taim e região, logo mais serão postadas aqui mais fotos das atividades de campo da turma.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vivendo na borda: Como a plasticidade biológica pode garantir a sobrevivência temporal de uma espécie

Com um artigo intitulado "Living on the edge: Space use of Eurasian red squirrels in marginal high-elevation habitat" a pesquisadora italiana Claudia Romeo e seus colaboradores tentam elucidar a forma com que os esquilos-vermelhos-europeus (Sciurus vulgaris) fazem uso das suas áreas de vida em uma área de distribuição de seu habitat considerada como a borda de sua ocorrência, ou seja, eles procuraram responder de que forma os esquilos conseguem se ajustar ao limite marginal de seus habitats, regiões sabidamente menos favoráveis às espécies, do que as zonas centrais de distribuição. Para isso eles estudaram o uso dos espaços e a organização social da população de esquilos vermelhos no norte da Itália, nos Alpes (Stelvio National Park). Para quem se interessou pelo trabalho destes pesquisadores e gostaria de saber mais sobre os impactos das bordas de distribuição dos habitats sobre as populações naturais destas regiões leia o artigo clicando aqui.
Romeo, C., et al., Living on the edge: Space use of Eurasian red squirrels in marginal high-elevation habitat, Acta Oecologica (2010), doi:10.1016/j.actao.2010.09.005

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Visita Técnica a Estação Ecológica do Taim


Durante os dias 21, 22 e 23 de outubro os alunos do Curso de Ciências Biológicas e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Ulbra Campus São Jerônimo participarão de mais uma atividade integrada de campo , com a finalidade de desenvolver e aplicar conceitos teóricos de diversas disciplinas em uma vivência de campo sob orientação de seus professores. Neste semestre a visita técnica integrada será ao Litoral Sul do Rio Grande do Sul e Litoral Norte do Uruguai, durante as atividades de campo serão realizadas atividades em Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e Chuí, no Brasil e no município uruguaio de Chuy, onde será realizada uma visita técnica ao Forte de Santa Tereza e à localidade de Punta Del Diablo. A presente saída é projeto da professora Msc. Roséli Azi Nascimento e do prof. Msc. Vitor Hugo Araújo Acunha, que é coordenador dos dois cursos em questão. Participarão ainda da saída a campo os professores Diego M. H. Jung e Paulo H. D. Machado. Ao final de cada dia de viagem vamos disponibilizar neste blog informações e fotos sobre as atividades realizadas, de forma que aqueles alunos que não puderem participar possam conhecer os locais e as atividades desenvolvidas.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pesquisadores do Inpe lançam livros para apoio didático na área de mudanças ambientais globais

Estudantes e professores de ensino médio e fundamental acabam de ganhar duas importantes contribuições de apoio didático na área de mudanças ambientais globais.

A editora Barsa Planeta Internacional lançou no mês passado o livro “Conservação do Meio Ambiente, Aquecimento Global e Desafios para o Século 21”. Escrito por Gilvan Sampaio, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com colaboração de Simone Violante e Maria Eugênio Camargo, a publicação da Barsa aborda as principais questões relacionadas às influências e interferências do homem no planeta. O livro é dividido em cinco unidades: Meio Ambiente, A influência do homem, Aquecimento Global, A situação do Brasil e Ecologia e Conservação.

Já o livro “Mudanças Climáticas”, também de autoria de Gilvan Sampaio, com Neilton Fidelis da Silva (Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas) e Rachel Martins Henriques (Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais), é o volume 13 da coleção Explorando o Ensino, editado pelo Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Este livro traz uma ampla gama de conhecimentos científicos sobre o aquecimento global, as mudanças climáticas e suas repercussões nas esferas social, ambiental e econômica.

O livro “Mudanças Climáticas” está disponível para download gratuito no site do Ministério da Educação, onde além deste livro, é possível fazer download de outros relacionados à area ambiental e de educação.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

IV Semana Acadêmica da Biologia / São Jerônimo


O Curso de Biologia da Ulbra Campus São Jerônimo está convidando a comunidade em geral para participarem das atividades que serão realizadas durante a IV Semana Acadêmica da Biologia da Ulbra São Jerônimo, do dia 30 de Agosto à 03 de Setembro de 2010. O tema deste ano é: Recursos Naturais, Sustentabilidade e a Educação, que será abordado e discutido com base na série de palestras e atividades paralelas abaixo:

1. 30/08/2010 - Segunda-feira: Rio Jacuí - Uso sustentável e Biodiversidade
2. 31/08/2010 - Terça-feira: Eucaliptos - Economia e meio ambiente
3. 01/09/2010 - Quarta-feira: Mineração - Futuro da região carbonífera e meio ambiente
4. 02/09/2010 - Quinta-feira: Ciências biológicas e a educação - Instigar a pesquisa na escola
5. 03/09/2010 - Sexta-feira: Dia do Biólogo - Apresentação de trabalhos de pesquisas de acadêmicos

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Brazil's biotech boom

"Dez anos atrás, a biociência brasileira foi transformada por uma iniciativa ousada. Os cientistas e o governo devem desenvolver e ampliar o progresso resultante." Esta é a tradução literal da primeira frase de uma matéria publicada na Revista Nature desta semana (Volume 466, Número 7304, pág. 295), que ressalta a importância de projetos científicos bem planejados, na busca pelo avanço da ciência no país. O artigo discute a proposta de dois cientistas brasileiros, José Fernando Perez (FAPESP) e o biólogo Fernando Reinach, sobre a criação de uma rede integrada de pesquisas em biotecnologia, mais especificamente em sequenciamento de DNA, rede esta que teve seu primeiro grande trabalho publicado na revista Nature em 2000, sobre o código genético de um patógeno de Citrus, a Xylella fastidiosa. O tamanho da rede de pesquisadores e a seriedade do seu trabalho já reconhecida internacionalmente, o que põem o Brasil entre os grandes centros de pesquisas de biotecnologia, contando com o aporte de grandes somas financeiras, que mantém em funcionamento muitos laboratórios caros espalhados por vários estados brasileiros. Para mais informações leiam o artigo publicado na Nature aqui, e vejam a entrevista do Perez à FAPESP aqui.
Por Paulo H D Machado

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Organize suas Referências Bibliográficas

 
Há alguns meses atrás descobri um software bastante interessante o Desktop Mendeley, o qual permite que o usuário crie e compartilhe bibliotecas de artigos científicos em *.PDF (Portable Document Format/Adobe Systems), carregando automaticamente as suas informações ao banco de dados do software, assim que arrastamos e largamos os arquivos dentro da janela do programa, que por sua vez, estando o usuário conectado à internet, verifica a veracidade das informações e atualiza os demais campos de dados, como o nome dos autores, o título, o periódico de publicação, etc. Bem para quem em seu trabalho precisa ler um volume considerável de artigos científicos, provavelmente já se deparou com um problema clássico, que é a quantidade de artigos em formato *.pdf, que temos “espalhados” no Hard Disk do computador, Pen Drives, CD’s, DVD’s e agora em HD’s externos. É uma bagunça generalizada, há coisas que sabemos que temos mas nunca conseguimos encontrar, e em alguns casos baixamos inúmeras cópias do mesmo artigo, ou porque esquecemos que um dia já o fizemos ou porque, considerando a dificuldade de catalogar todos, não conseguimos encontrá-los onde deveriam estar. Pois bem este software (Desktop Mendeley), que por sinal é levíssimo, de graça e extremamente organizado, permite que nós não apenas arquivemos nossos artigos , mas também, possibilita que se faça buscas específicas por assunto, autor, periódico, entre inúmeras outras possibilidades. Mas o mais interessante disso tudo, até porque o que eu citei já existem em outros softwares (Reference Manager), é que o software sincroniza todos os arquivos adicionados ao sistema em seu computador com o site do desenvolvedor, ou seja, armazena cópias de seus arquivos na “nuvem” (cloud computing), possibilitando que você tenha acesso a eles de qualquer lugar do mundo. Se por acaso seu computador estragar (HD pifado, windows danificado, etc.) basta que você reinstale o software em outra máquina que ele automaticamente sincroniza a sua coleção de artigos (biblioteca), recuperando todo o seu material. Existem muitas formas diferentes de uso para o software, é só dar uma lida no material da ajuda ou testar, pois ele é bastante intuitivo. Assim que for possível vou preparar um tutorial de importação de arquivos  e configuração do software para disponibilizar a todos os alunos e demais interessados.
Por Paulo Henrique D. Machado

sábado, 12 de junho de 2010

2010 sem reajuste nas mensalidades da ULBRA


A Reitoria da ULBRA decidiu manter os mesmos valores cobrados em 2009 pelas mensalidades dos alunos do ensino superior, para o ano de 2010. A medida é um incentivo aos estudantes, no momento em que a Universidade posiciona firmemente seu foco no ensino.

Outra decisão da Reitoria é a manutenção da concessão de incentivos aos alunos do ensino superior já praticada em 2009/2, por meio de descontos.

Aproveite ainda o simulador de matrícula, para verificar as vantagens dos descontos oferecidos e ajustar a sua matrícula ao seu orçamento.
Mais informações no site: http://www.ulbra.br/rematriculas/index.htm

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Error bars in experimental biology.


Este artigo trata do uso e interpretação das barras de erros em gráficos estatísticos que aparecem em artigos científicos, e possibilita uma compreensão melhor deste tipo de ferramenta gráfica.
Resumo: Error bars commonly appear in figures in publications, but experimental biologists are often unsure how they should be used and interpreted. In this article we illustrate some basic features of error bars and explain how they can help communicate data and assist correct interpretation. Error bars may show confidence intervals, standard errors, standard deviations, or other quantities. Different types of error bars give quite different information, and so figure legends must make clear what error bars represent. We suggest eight simple rules to assist with effective use and interpretation of error bars.

Para mais informações sigam o link: Error bars in experimental biology. | Mendeley

terça-feira, 4 de maio de 2010

I FÓRUM MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

O Departamento Municipal de Meio Ambiente de Arroio dos Ratos convida você para participar do I Fórum Municipal de Meio Ambiente.
Data: 8 e 9 de junho de 2010
Horário: das 8h às 17h
Local: Museu Estadual do Carvão

Confirmar presença até 30 de maio de 2010
Fones: (51) 3656-4094 e 98538859
E-mail: dema.ratos@yahoo.com.br

1º Fórum Municipal de Meio Ambiente