quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Atividade Integrada de Campo dos Cursos de Ciências Biológicas e de Tecnologia em Gestão Ambiental

Entre 21 e 23 de outubro de 2010, acadêmicos dos Cursos de Ciências Biológicas e Tecnólogo em Gestão Ambiental, da ULBRA, campus São Jerônimo, acompanhados dos professores Vitor Acunha, Roséli Nascimento, Paulo Henrique Machado e Diego Jung, realizaram uma saída de campo ao Litoral Sul do Rio Grande do Sul.
Foram visitados a Estação Ecológica do Taim; o Museu de Paleontologia e Arqueologia Coronel Tancredo Fernandes de Mello em Santa Vitória do Palmar;  o Museu Gigantes do passado na Praia do Hermenegildo;  Parque e Fortaleza de Santa Tereza além do Balneário de Punta del Diablo, ambos no Uruguai . O objetivo desta atividade foi de proporcionar aos acadêmicos a vivência de situações práticas, fortalecendo o de aprendizado teórico obtido em sala de aula. Após cada visita técnica, grupos  de alunos ficaram responsáveis por elaborar relatórios. Estes serão apresentados em um evento da Universidade para que todos os demais acadêmicos, possam aprender a partir destas experiências. Mais informações sobre a visita e fotos das atividades realizadas nos locais durante as atividades de campo podem ser obtidas no blog dos cursos.
Assim são os cursos de Biologia e Gestão Ambiental desta Universidade, sempre vinculando teoria e prática para proporcionar à Região Carbopetroquímica profissionais preparados para o atual mercado de trabalho.
Aproveite você também e venha para nosso próximo vestibular – dia 27 de novembro de 2010, faça a sua opção por Ciências Biológicas ou por Tecnólogo em Gestão Ambiental.
Colegiado dos Cursos de Tecnólogo em Sistemas de Gestão ambiental e Ciências Biológicas, ULBRA São Jerônimo.

sábado, 23 de outubro de 2010

Visita técnica ao "Rádio Farol da Barra do Chuí"



No final da tarde do dia 21/10 (quinta-feira) foi realizada uma visita ao Rádio Farol da Barra do Chuí, onde foram prestadas informações históricas e de funcionamento do sistema de alerta e orientações de navegação aos navegadores que transitam pela costa sul do Brasil.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Visita à "Trilha das Figueiras"

Após a visitação e palestra no centro de visitação do Taim os alunos e professores participaram de uma caminhada pela "Trilha das Figueiras" onde foi possível observar inúmeras espécies de aves, plantas, mamíferos e répteis associados a esta formação ecológica.
Durante a caminhada na trilha encontramos uma espécie de serpente comum às regiões de campo, conhecida popularmente por "cobra-corredeira" ou "boipeva" (Waglerophis merremii). 


Além da serpente acima, foram observadas diversas espécies de orquídeas (como na foto abaixo) e bromélias.


Como a visitação foi diretamente à área do banhado foi necessário que atravessássemos o banhado para chegar à estrada do outro lado.







Visita e palestra no Museu Paleontológico de Santa Vitória do Palmar




Durante a visita ao Museu Coronel Tancredo Fernandes de Mello, especializado em fósseis regionais, em especial de mamíferos, os alunos puderem evidenciar a diversidade biológica passada, demonstrada pela variedade de fósseis de animais que podem ser encontrados na região, tornando este local um ambiente de extrema importância de estudo, como pode ser observado pela fotos abaixo.

Visita à Sede Administrativa da Estação Ecológica do Taim



Chegada à Estação Ecológica do Taim, por volta das 8h e 30min, e visitação ao Museu do Taim. Após a visitação ao museu os alunos assistiram a uma palestra da Biól. Msc. Ana Carolina Carmony sobre as atividades executadas na Est. Ec. do Taim.

Café da manhã



Alunos durante o café da manhã na "Lancheria Mirim", na "Vila do Taim", município de Rio Grande por volta das 8h, onde também foi realizado o almoço.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Saída para o Taim

Por volta de 2h e 30min alguns alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas e Tecnólogo em Gestão Ambiental saem de São Jerônimo para a saída de campo ao Taim e região, logo mais serão postadas aqui mais fotos das atividades de campo da turma.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vivendo na borda: Como a plasticidade biológica pode garantir a sobrevivência temporal de uma espécie

Com um artigo intitulado "Living on the edge: Space use of Eurasian red squirrels in marginal high-elevation habitat" a pesquisadora italiana Claudia Romeo e seus colaboradores tentam elucidar a forma com que os esquilos-vermelhos-europeus (Sciurus vulgaris) fazem uso das suas áreas de vida em uma área de distribuição de seu habitat considerada como a borda de sua ocorrência, ou seja, eles procuraram responder de que forma os esquilos conseguem se ajustar ao limite marginal de seus habitats, regiões sabidamente menos favoráveis às espécies, do que as zonas centrais de distribuição. Para isso eles estudaram o uso dos espaços e a organização social da população de esquilos vermelhos no norte da Itália, nos Alpes (Stelvio National Park). Para quem se interessou pelo trabalho destes pesquisadores e gostaria de saber mais sobre os impactos das bordas de distribuição dos habitats sobre as populações naturais destas regiões leia o artigo clicando aqui.
Romeo, C., et al., Living on the edge: Space use of Eurasian red squirrels in marginal high-elevation habitat, Acta Oecologica (2010), doi:10.1016/j.actao.2010.09.005