segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Parasitoses Humanas e Animais

Acadêmicos do Curso de Biologia que estão cursando a disciplina de Zoologia dos Invertebrados, realizam neste semestre um Levantamento da Situação Municipal de Saúde sobre Parasitoses Humanas e Parasitoses Animais. Os trabalhos estão sendo realizados nas Secretarias Municipais de Saúde e Agricultura dos municípios da nossa Região, em Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, General Câmara, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo. A atividade consiste em:
  1. Visitação nas Secretarias Municipais de Saúde com o objetivo de: Identificar parasitoses humanas mais comuns ocorridas no municípios.
  2. Visitação nas Secretarias Municipais de Agricultura com o objetivo de: Identificar parasitoses animais mais comuns ocorridas no município (bovinos, suínos, eqüinos, caprinos, etc.).
Em ambas as secretarias municipais os alunos deverão:
  • Estabelecer índices de ocorrência de acordo com os dados fornecidos;
  • Descrever os tratamentos indicados;
  • Identificar os Serviços oferecidos nesta área;
  • Descrever os Sistemas de Informações existentes na Secretaria.
Esta atividade deve-se ao fato de que na disciplina de Zoologia dos Invertebrados estamos reconhecendo as características de inúmeros parasitas intestinais, entre outros, que ainda existem em nosso meio. Portanto, a atividade prática de investigação da situação atual de nossa região permitirá aos acadêmicos que tenham um conceito teórico da existência da diversidade de indivíduos chamados Helmintos (Plathyelminthes e Aschelminthes) bem como um conceito prático sobre a importância de termos levantamentos e acompanhamentos adequados para os problemas de saúde animal e humana.
Aguardem as próximas informações!
Profª Roséli Azi Nascimento




Ascaris lumbricóides (Lombriga)
Larva migrans (Bicho-geográfico)

sábado, 10 de outubro de 2009

Vestibular Ulbra 2010 - Campus São Jerônimo



Venha fazer vestibular na Ulbra São Jerônimo

O campus da Ulbra São Jerônimo oferece dois cursos da área ambiental: Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnólogo em Gestão Ambiental:

Licenciatura em Ciências Biológicas: Forma profissional Biólogo apto a atuar em mais de 50 áreas do conhecimento. Capacita o profissional Biólogo com adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem.  Instrui o profissional Biólogo a atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas com vistas à uma melhoria da qualidade de vida. Capacita o Biólogo a atuar no Ensino Fundamental e Médio, formulando estratégias didático-pedagógicas adequadas à diversidade e profundidade do conteúdo biológico abordado. O Biólogo licenciado pode desenvolver projetos de pesquisa no ensino de biologia produzindo conhecimento científico voltado à sua responsabilidade como educador.



Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental: O tecnólogo em gestão ambiental é o profissional que atua em empresas públicas e privadas e tem, a partir da sua formação, a compreensão da complexidade das questões ambientais e suas interrelações com a economia e a sociedade· O curso forma profissional com conhecimento dos processos necessários à certificação ambiental· Prepara para a implantação de programas de gestão ambiental empresarial e de sistemas integrados de gestão· Possibilita a realização de auditorias ambientais internas, aliando o domínio das normas e da legislação ao procedimento prático em indústrias e prestadoras de serviço.


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Gestão ambiental na prática


Projeto visa recuperar áreas degradadas e gerar alimentos no vale do Ribeira


Uma pesquisa na área de piscicultura da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) em São José dos Campos (SP) pretende fazer com que o conhecimento acadêmico possa gerar alimento e renda para populações de baixa renda e ainda recuperar ambientes degradados. A proposta inclui treinar a população ribeirinha a usar as áreas ao redor do campus, com extensas cavas de areia, cheias de água, para a produção de peixes. "A idéia é utilizar o que aprendemos acerca da adaptabilidade de peixes de regiões como a Amazônia, na solução de problemas ambientais diversos, como esse da cava de areia", afirma o coordenador do projeto, Adalberto Val, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). Para ler a matéria toda clique aqui.



segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Visita Técnica para Observação de Baleias Franca


     Nos dias 01 a 03 de outubro de 2009, acadêmicos dos Cursos de Biologia e  Tecnólogo em Gestão Ambiental da Ulbra, campus São Jerônimo, realizaram uma interessante Expedição para Observação de Baleias Franca (Eubalaena australis). A atividade aconteceu nos municípios de Garobaba, Imbituba e Laguna / SC.
     No município de Garopaba encontra-se a sede do IBF (Instituto Baleia Franca), onde são realizadas saídas de barco para observação destes mamíferos que sempre despertaram a atenção de todos nós. Além disso, o IBF realiza um monitoramento permanente das baleias durante o período em que as mesmas vêm para a costa do litoral catarinense. Este cetáceos,  grupo ao qual pertencem as baleias, se deslocam da Antártida  e se concentram no sul do Brasil para o nascimento e amamentação dos seus filhotes.



     O objetivo de atividades como estas com acadêmicos da Ulbra/SJ é o de realizar atividades práticas que permitam uma oportunidade de vivência dos alunos em ambientes marinhos e de mata atlântica para reconhecimento in loco de elementos da fauna e flora descritas em disciplinas teóricas.
     Neste período, também foram realizadas atividades de formação específica, como o minicurso de cetáceos, observação de golfinhos, visita ao Museu Anita Garibaldi e à parte histórica da cidade de Laguna, foi visitado ainda o Museu da Baleia, em Imbituba, com o reconhecimento das atividades de monitoramento de baleias, bem como trilha ecológica na Praia do Rosa (Trilha da Praia Vermelha), onde foi possível o reconhecimento de diferentes espécies da fauna marinha, como cnidários, moluscos bivalves, entre outros.


     Todas as atividades foram realizadas com o acompanhamento de profissionais do IBF e do professor Vitor Acunha Araujo – Coordenador dos Cursos e da professora Roséli Azi Nascimento.
Venha você também fazer parte destes grupos de estudos! Faça vestibular na Ulbra/SJ e participe das próximas expedições de “investigadores ambientais” dos Cursos de Biologia e de Tecnólogo em Gestão Ambiental!
Texto elaborado pela Profª Roséli Azi Nascimento

Para saber mais...
     - Projeto Baleia Franca 
     - Instituto Baleia Franca
     - Vestibular Ulbra/2010

domingo, 4 de outubro de 2009

Aumento do nível dos oceanos é irreversível


Mesmo que as emissões de carbono sejam zeradas hoje, o nível dos oceanos continuará a crescer ao longo dos próximos anos. É o que afirmam cientistas em conferência na Universidade de Oxford, no Reino Unido, de acordo com a matéria publicada no site da revista National Geographic Brasil. (National Geographic Brasil)

Mais uma ferramenta de comunicação dos cursos de Biologia e Gestão Ambiental da Ulbra São Jerônimo

A coordenação do curso de Biologia e Gestão Ambiental da Ulbra campus São Jerônimo e seus professores, disponibilizam mais uma fonte de informação para a divulgação dos cursos e de suas atividades através deste canal, possibilitando a integração não apenas dos acadêmicos mas de toda a comunidade abrangida pela Universidade em nossa região.